“Também estamos fazendo essa pergunta”, diz reitor sobre causa de acidente com ônibus da UFSM; confira pronunciamento

“Também estamos fazendo essa pergunta”, diz reitor sobre causa de acidente com ônibus da UFSM; confira pronunciamento

Foto: Beto Albert

O reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Luciano Schuch, se pronunciou, nesta terça-feira (8), por meio de vídeo publicado nas redes sociais, sobre o acidente com um ônibus da instituição, que vitimou sete estudantes do curso técnico em Paisagismo, do Colégio Politécnico, e deixou outros 26 passageiros feridos, em Imigrante, na sexta-feira (4).


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Luto e acolhimento

A UFSM informou que permanecerá em luto oficial, simbolizado pela permanência da bandeira institucional a meio-mastro, embora mantenha as atividades administrativas e acadêmicas normalmente, como registrado nesta segunda-feira (7), à exceção das aulas no Colégio Politécnico, que foram retomadas nesta terça-feira. Segundo o reitor, as atividades do curso técnico em Paisagismo estão suspensas até, pelo menos, a sexta-feira (11).

Schuch afirmou que a instituição tem oferecido apoio aos sobreviventes e familiares, por meio de um acolhimento, com profissionais da universidade e de outras entidades civis e militares. 

– Temos que agradecer a todos que estão envolvidos, os servidores do Colégio Politécnico e de toda a nossa universidade, que estão neste momento prestando este acolhimento para nossa comunidade, em especial para os sobreviventes e os seus familiares – pontuou.


Atendimento aos sobreviventes

De acordo com o reitor, o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) está em contato com os sobreviventes para reavaliações.

– Nós estamos ligando para cada um deles e oferecendo esse serviço, para que venham fazer uma reavaliação. Muitos vão passar por cirurgia ou por um acompanhamento mais especializado – afirmou Schuch.

No hospital, localizado no campus sede da universidade, permanecem Terezinha Maria Vendrusculo, 60 anos, e Karina Vieira Dias Rego, 39, ambas com quadro estável. Karina foi inicialmente atendida no Hospital de Estrela, mas transferida para o Husm no sábado (5). Já Terezinha buscou atendimento na instituição no sábado, após o retorno para Santa Maria, com dores nos membros inferiores.

O mesmo aconteceu com Gabriela Dalcin Marques, que procurou atendimento e foi liberada no domingo (6). Ela deve passar por cirurgia na sexta-feira (11), conforme informações dos familiares.

Outras duas sobreviventes permanecem em observação no Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo, em Santa Maria, enquanto três passageiros do ônibus seguem internados em Lajeado, no Hospital Bruno Born. Confira o estado de saúde dos sobreviventes que seguem hospitalizados.


Suspensão de viagens

O reitor da UFSM também reafirmou a suspensão de todas as viagens de ônibus, micro-ônibus e vans da instituição. As excursões que estavam programadas para os próximos dias serão realizadas por serviços terceirizados, através do registro de preço da universidade.

– Peço à comunidade que comece a se organizar para acionar o registro de preço para as viagens que estavam programadas, até nova determinação do setor de transporte da nossa universidade – solicitou Schuch.


Investigação interna

O delegado José Romanci Reis, da Polícia Civil de Teutônia e responsável pela investigação sobre o acidente, estará com sua equipe nesta quarta-feira (9), em Santa Maria, para ouvir os passageiros do veículo e o motorista.

A universidade, conforme reforçado por Schuch em novo pronunciamento, também abriu sindicância interna para averiguar o que causou o acidente e verificar as condições do ônibus e suas manutenções.

– Este ônibus é de 2006. No começo desse ano ele passou por uma vistoria, em que foi aprovado para utilização. Ele tem feito manutenções periódicas e quem operava esse ônibus era um motorista terceirizado, que tinha experiência com diversas viagens feitas pela nossa universidade. Mas, mesmo assim, houve esse acidente. Então nós também estamos fazendo essa pergunta: o que causou esse trágico acidente? Nós vamos buscar essas respostas junto com o laudo do Instituto Geral de Perícias e do laudo da Polícia Rodoviária Estadual, que vai se juntar à nossa investigação.


Confira o pronunciamento completo do reitor


Leia mais


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Homem é preso por tráfico de drogas em Santa Maria com apoio de cão farejador Anterior

Homem é preso por tráfico de drogas em Santa Maria com apoio de cão farejador

Polícia aguarda laudos do IGP para concluir investigação da morte do menino Théo em São Gabriel Próximo

Polícia aguarda laudos do IGP para concluir investigação da morte do menino Théo em São Gabriel

Polícia/Segurança